top of page
Eu .jpeg

Sobre

        Guitarrista com vasta experiência em Jazz, Fusion, Rock, Blues e MPB. Tem mais de quinze anos como sideman, produtor, professor de música e pedagogo. Formou alunos que atualmente são professores, donos de escolas de música, atuam em bandas, gravações e são proprietários de estúdio no estado de São Paulo. 

    No interior paulista, participou de diversos projetos culturais e esteve à frente de produções musicais memoráveis. Produziu diversos shows e apresentou-se ao lado do percussionista Marco Bosco, vencedor do Grammy americano de melhor disco de jazz com o trompetista Randy Brecker, além de ter participado de diversas edições do festival Chorando Sem Parar, onde dividiu palco com Hermeto Paschoal, Aline Morena, Nailor Proveta, Itiberê Zwang, Cesar Camargo Mariano, Romero Lubambo, Hamilton de Holanda, Michael Pipoquinha, Thiago do Espirito Santo, Pedro Martins, Arismar do Espirito Santo, entre outros. No teatro municipal de São Carlos tocou com Luiz Carlini e no especial "Brasil de Maria" projeto que fez homenagem à cantora Maria Bethânia, autorizado pela mesma. No Festival Contato abriu o show de Daevid Allen e sua banda Gong. Com o Centro Cultural da USP, produziu a Semana da Guitarra, onde convidou músicos e luthiers da cidade para ministrar palestras e workshops abertos ao público da cidade.

   Além disso, produziu e tocou em noites de música instrumental no Espaço Café 7, convidando diversos músicos. Entre as apresentações, destacam-se o saxofonista norueguês Kristoffer Lippestad e o então flautista da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Daniel Allain. Paulo também produziu e tocou em grupos com Fred Cavalcante, Daniel Gohn e Alessandro Silva, professores e coordenadores do curso de música da UFSCar e atuou na Big Boom Orchestra, Big Band da universidade.

   Na casa de shows Gabrielle Cultural Lounge, montou a Gabrielle Jazz Band, liderando apresentações semanais de Jazz, Música Brasileira, Blues, Gafieira e Salsa, além de dirigir e tocar em noites temáticas e tributos a lendas da música como Miles Davis, Wes Montgomery, Milton Nascimento, Frank Sinatra, Gal Costa e Ney Matogrosso. 

    Produz e toca nos projetos "As canções de Milton Nascimento" com  André de Souza e "Viva Gal" com a cantora Klaudia Raab, shows que têm rodado por diversas unidades do SESC pelo estado de São Paulo.

    Realizou o festival "Sanca Guitar Fest", onde reuniu mais de 20 músicos do interior paulista e tocou um show completo com clássicos do rock junto com o guitarrista Edu Ardanuy. Na ocasião montou e dirigiu a banda de apoio do festival.​

     Como professor, fundou e estruturou o curso técnico de guitarra no Conservatório Allegro, elaborando todo planejamento didático e metodológico, além de lecionar violão, harmonia, forma e estruturação musical, rítmica, percepção e estudo sobre instrumento de orquestra. Lá, formou alunos de São Carlos e cidades da região como Brotas, Porto Ferreira, Ibaté, Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, tendo vários estudantes aprovados nos cursos de música da UNICAMP, UFSCar, USP e outros que atualmente estão no mercado de trabalho como donos de escola, estúdio, atuando como professores e tocando em bandas da região. Além disso desenvolveu projetos de oficinas de música instrumental e composição em parceria com os estúdios Music Garden e Fuzuê.

     Paulo estudou Jazz, MPB, Rock, Metal e Fusion. Foi selecionado para participar de festivais onde teve workshop, master classes e palestras com nomes como Chick Corea, Stanley Clarke, Lenny White, Charles Loyd, Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, Mozart Mello, Hermeto Pascoal, Aline Morena, Nailor Proveta, Vinicius Dorin, Itiberê Zwang, Cesar Camargo Mariano, Romero Lubambo, Nelson Faria, André Marques, Ney Conceição, Jovino dos Santos, Cuca Teixeira, Thiago do Espirito Santo, Fábio Torres, Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e grandes nomes da música brasileira. Além de estudar guitarra, formou-se em violão erudito e participou de festivais com nomes como Henrique Pinto, Paulo Martelli, Pedro Martelli, Sérgio Abreu, Alessandro Borgomanero (Itália), Go Nagano (Japão), Cristina Travlopoulou (Grécia), Ilso Muner e John Neschiling.

       Estudou Sitar (Cítara) com Diego Hauptman e Tala com Edgar Silva Bueno, entrando no universo dos Ragas e das rítmicas da música Hindustani do norte da Índia.

       Em 2023, recebeu em São Carlos, o prêmio de reconhecimento de trajetória artística, por sua atuação como produtor e por seu inovador trabalho como professor. Realizou encontros e eventos em torno da guitarra e da música, em parceria com casas de show e com as universidades, incentivando lojas, marcas de instrumento, marcas de pedais e proporcionando à comunidade um leque musical cultural muito rico.

     Atualmente reside em Brasília, onde participou da big band do festival internacional da escola de música de Brasília, com direção e regência de Jeff Wolfe. Em 2024 tocou na big band do curso de música da UNB e do festival CIVEBRA. Em 2025 apresentou-se no clube do choro com o projeto "Reunión Cumbre", tocando obras de Astor Piazzolla e Gerry Mulligan, com Bandeonista Argentino Javier Ruax.

bottom of page